quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cadarço para Tênis Passo a Passo

Não sei se  se lembram que postei um PAP de palmilha de EVA para um All Star... o mesmo precisava de cadarço daí resolvi fazer um. E vou colocar o passo a passo do cadarço.
Escolha o tecido de sua preferência para confeccionar o cadarço, meu tecido tem 1.40cm de largura e é de algodão. Pelo avesso marque 3cm. Esta será a largura do tecido cortado para o cadarço.
Notem que risquei por toda extensão do tecido que vou usar, no caso 1.40cm. Usei caneta pois não achava meu giz. Marque duas tiras, pois é um par de cadarços.
Recorte e passe a ferro dobrando a tira ao meio, de forma que fique o direito do tecido pra dentro. Faça isso com as duas tiras. Costure a máquina por toda a lateral deixando bordas de 0,4mm aproximadamente, dá pra fazer a mão, mas vai ter mais trabalho.
Após costurados é hora de virar o cadarço para o direito do tecido. Coloco um alfinete na posição que vêem na foto acima (notem que coloco o alfinete bem abaixo da borda, senão desfia e você perde ele), depois viro como na foto abaixo.
Notem que ao virar deixo a cabeça do alfinete dentro da costura, daí é só ir empurrando o alfinete por dentro da costura. Após desvirar os dois cadarços, passe a ferro novamente pra deixar bem retinho.
Meça 2cm em cada ponta dos cadarços, dobre esta parte em três como na foto acima.
Costure com pontos retos deixando o nó da linha dentro das dobras. Volte com ponto caseado na lateral (foto abaixo) para deixar a ponta do cadarço firme. O marido da minha amiga Míriam sabe fazer ponteiras mesmo, mas mora em Franca... longe. Essa costuradinha vai quebrando o galho.
 Faça nas quatro pontas, como na foto acima. As fotos não estão muito nítidas espero que dê para ver.
Adorei o resultado, o cadarço colorido ficou ótimo! Ficaram com 1.40 de comprimento. Se quiserem pode fazer com 1.20cm que dá! Isso para o All Star, pois se for outro tênis tem que medir e geralmente os cadarços são menores. Espero que gostem do PAP. Beijos.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigada pelo post!!
O cadarço do meu estragou e eu rodei várias lojas, armarinhos e tudo que imaginar na cidade em que moro e só achava pequeno... tive que fazer com emenda, espero que aguente!! rsrs

Pano de Prato com Laço -- PAP

Quanto tempo longe das postagens no blog. Esse é meu novo cantinho com novo nome mas as mesmas postagens de antes. Dei uma repaginada no bl...