terça-feira, 2 de agosto de 2011

Porque parei? (de postar) 4ª parte

Subi para o Centro Cirúrgico em maca com a Auxiliar  e o Médico.  Chegou a Anestesista e fez um novo acesso pois o outro não estava infundindo bem, eu já estava na mesa de cirurgia. Só lembro disso, nem vi a máscara... Acordei com alguém me chamando... Elizabeth! Elizabeth! Abri os olhos, havia uma moça do meu lado, não sei quem era. Perguntou se eu estava me sentindo bem. Respondi que estava... e apaguei de novo. Quando acordei estava num quarto grande, havia duas camas, mas a outra estava vazia,  olhei pela janela enorme depois da cama à minha esquerda e já havia escurecido, os fios no meu peito mostrava que eu estava monitorizada e também estava com nebulização contínua. 
Nebulizador, traquéia e máscara.
Veio uma Auxiliar de cabelo chanel, falou o que eu já suspeitava. Que eu estava na UTI pois a saturação de oxigênio não estava boa. Pra quem não é da área funciona a grosso modo dessa maneira: Você respira e o oxigênio é carregado pelo sangue, o valor é mensurado por um oxímetro de pulso, aquele aparelhinho que colocam na ponta de um dos seus dedos quando passa na triagem de algum hospital.
Oximetro de pulso
O valor normal é variável e depende do estado e patologia de cada paciente. Mas é desejável que esteja acima de 90%, se menos os órgãos e tecidos sofrem pela falta de uma oxigenação eficiente. Eu estava saturando 80% sem a máscara de oxigênio, por isso eu estava na UTI. Ninguém havia mensurado o O2 antes de eu ir para o Centro Cirúrgico, assim não tinham um parâmetro, mas eu sei que minha saturação varia entre 96% e 98% então eu sabia que estava bem baixa. Meu filho subiu para me ver e depois foi embora, eu estava tão grogue que se falei algo pra ele eu me esqueci. Eu não me sentia cansada, apenas com dificuldade de encher os pulmões de ar devido aquela maldita dor nas costas. Quando veio o médico eu relatei a ele o que eu estava sentindo, e ele solicitou um RX. Lembram que eu tinha a impressão de que não havia enchido o peito de ar o suficiente no RX quando ainda estava lá no Pronto Socorro? Novamente tive essa  impressão, mas era o máximo que  conseguia. Avaliaram o RX, acho que não viram nada, pois não me falaram nada. A auxiliar veio me perguntar se eu queria jantar, estava completamente sem fome, mas sabia que tinha que comer algo ou então começaria a ficar enjoada. Perguntou a última vez que havia urinado,  respondi que havia sido antes de sair do plantão na sexta... 24 horas sem ir ao banheiro! Isso é condicionamento de Aux. de Enfermagem, a gente fica sem tempo, vai segurando, só mais uma anotação, só mais um atendimento, só vou instalar mais uma inalação e quando vê passou todo o plantão sem ir no banheiro. Ela perguntou se ninguém havia oferecido comadre e eu disse que não pedi, mas agora eu queria. Veio uma sopa e foi quase impossível comer, no meu braço direito tinha um fixador externo que mais parecia peça de robótica e estava todo enfaixado de modo que eu só via a peça externa.
Fixador Externo (já estava em casa)
Minha mão esquerda estava toda enfaixada com a ponta dos dedos de fora. Consegui equilibrar a colher entre os dedos indicador e médio da mão esquerda e comecei a difícil tarefa de levar a colher até a boca. Não era porque a colher estava mal posicionada ou da dificuldade de comer com mão esquerda, era porque cada tentativa de levantar a colher me causava uma dor intensa nas costas. Depois de cada colherada eu tinha que descansar, fora que metade da sopa ficava no caminho entre o copo e a boca. Mais tarde um pouco veio o médico e falou que ia colocar o Bipap em mim pra ver se melhorava a oxigenação. Colocou a máscara e eu tive a impressão que ia morrer com aquele treco no nariz, o cheiro da borracha me deixava nauseada aquele vento que de vez enquando eu perdia a noção e o trem não parava de soprar, e a sopa querendo sair. O Bipap é uma máquina de ventilação não invasiva, coloca-se uma máscara facial ligada ao aparelho por uma traqueia por onde passa o ar. Esse ar entra com uma pressão elevada quando o paciente inspira (como se tivesse um ventilador ligado na sua cara e hermeticamente fechado, pra não vazar ar por nenhum lugar.) e baixa pressão quando expira. 
Máscara de Bipap.
O difícil é controlar isso com náuseas. Depois de 40 minutos que pareceram 3h ele veio retirar, que alívio, mas as náuseas já haviam se instalado e a dor nas costas piorado. Pedi remédio pra dor, fui atendida, colocaram dipirona EV (na veia). Pareceu que as náuseas aumentaram, então tentei dormir quem sabe passava o mal estar. O sono sempre foi o meu refúgio, quando estou chateada, triste ou meio deprê eu durmo e geralmente acordo melhor. Na parede da janela tinha um relógio, por isso sei que me medicaram com outra dipirona as duas da manhã, e por volta das 4 vieram ver minha glicemia. Sou diabética, por isso tenho que  ver os níveis de açúcar no sangue, e na UTI isso é feito de 4 em 4 horas. Eram por volta de 8 horas quando veio uma moça me dar banho, muito simpática e atenciosa, perguntou se eu podia ajudá-la. Eu disse que faria o máximo para ajudar, ela falou que se eu sentisse que não dava ela esperava a colega terminar um banho e viriam as duas. Eu ajudei, com muita dificuldade, pois não dava para virar pro lado direito por causa da peça de robótica. E o lado esquerdo devido a dor nas costas. Banho no leito é horrível, só quem toma pra saber, mas a moça foi muito gentil e eu só senti a dor necessária. Bom... eu sabia que ia doer, mas sempre há pessoas que conseguem causar mais dor do que a que já sentimos. Terminou o banho e começou o curativo. O braço estava bem inchado e com um curativo com Zobec e faixa e havia uma exudação serosa, a moça trocou o curativo e vi os pinos inseridos na pele, 4 pinos, o curativo ficou com um aspecto melhor. Na mão esquerda ela tirou a faixa e pude ver o que eles chamavam de Fio de Kirschner, tinha a aparência de um arame cozido enfiado na lateral do polegar abaixo das duas juntas principais e externamente ficava um L do mesmo material, que depois descobri que é para facilitar a retirada. 
Fios de kirschner, toda a parte reta é enfiada para fixar os ossos e a parte entortada fica do lado de fora da pele para ser puxada quando for a hora.
Entre o polegar e o indicador tinha um corte com pontos. ela limpou e fez um curativo menor e eu fiquei grata por ficar com os dedos mais livres. Logo após o banho veio o café da manhã, meu estômago revirava com o cheiro do café com leite, eu estava com fome mas sabia que não ia conseguir comer. Então decidi comer a fruta, mamão picadinho, com aquela mesma dificuldade da noite anterior, só não caía no caminho porque eram pedaços. Eu continuava com nebulização contínua, ou seja, continuava com o cheiro nauseante de borracha, noite toda, dia todo. Por volta das 10h veio a Fisioterapeuta, super simpática me comunicou que íamos tentar sentar na poltrona e ela ia colocar o Bipap. Foi muito difícil sentar na cama, a dor das costas era enorme e agora ao me levantar tinha uma dor nova na região da virilha, eu já senti essa dor uma vez que estava lavando o banheiro e escorreguei, ia abrir as pernas num espacate. mas consegui me segurar. Então imaginei que ao ser arremessada da moto devia ter feito um espacate sem querer. 
espacate
Fui caminhando arrastando os pés até a cadeira que estava do lado da cama e me sentei. No movimento de me sentar projetei o peito pra frente e parecia que o tórax ia desgrudar e cair no chão de tão pesado, tudo isso foi feito com auxílio da Físio, se não fosse ela nem ia me desencostar da cama. Ela instalou o Bipap mas eu fiquei muito mais desconfortável que a noite anterior, não conseguia me recostar porque doía as costas, então ficava um pouco inclinada pra frente. A Fisio veio e falou pra eu recostar, eu disse que não conseguia. Fiquei 20 minutos na marra e falei que não conseguia mais, ela retirou muito a contragosto. Voltei para cama em seguida, pois a dor nas costas não me deixava confortável. No almoço veio comida e perguntei se dava pra trocar por sopa, mesmo assim não consegui comer e fiquei na fruta, era uma laranja picada. No lanche  da tarde veio café com leite e pedi pra trocar por chá, consegui comer as bolachas também, mas as náuseas não me deixavam, eu achava que era o cheiro da borracha. Consegui dormir um pouco depois do chá. Continua...

Um comentário:

Giovana Guerdão disse...

Bethi acabei de ler todo este seu relato, apesar do excelente atendimento por parte de quem a socorreu muito me entristece ver que no maior centro ortopédico aconteça um fato como o que aconteceu com vc, imagino o teu desespero até chegar e pedirem um RX de suas costas.Estimo suas melhoras e que Deus te abençõe.Não poderia deixar de comentar!!

Pano de Prato com Laço -- PAP

Quanto tempo longe das postagens no blog. Esse é meu novo cantinho com novo nome mas as mesmas postagens de antes. Dei uma repaginada no bl...