sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Porque parei? (de postar) 5ª parte

É domingo dia 26/06 17:30. Acordei colocando o que tinha no estômago pra fora. Não gosto de me queixar de náuseas porque a medicação que vão me dar, vai me causar ainda mais sono e moleza. Chegou o jantar e ainda nem tinha escurecido, isso é normal. Dependendo do dia são poucas copeiras e a mesma quantidade de trabalho, então elas começam cedo. Me senti lá em Leopoldina com esse jantar vespertino. 
Leopoldina - MG
A comida não me apeteceu, fiquei de novo no mamão, só não digo que meu intestino vai ficar regulado porque já o é! Embora não funcione nunca enquanto eu estou hospitalizada, ainda mais sem poder sair da cama. Eu acho que estava no meio de um cochilo quando veio umas colegas de onde trabalho me visitar. A Nilma entrou e parecia que tinha saído de uma tempestade, com uma capa de chuva, que na verdade era proteção de corpo para quem vai entrar na UTI, mas eu estava meio grogue, na hora não me ocorreu, me lembro de ter contado mais ou menos a história do acidente pra ela. Cochilei novamente e aí veio a minha amiga Cida, trouxe creme dental, escova de dente e cabelos, shampoo, creme, sabonete e protetor labial, precisa existir mais pessoas com esse senso de necessidade, isso existe? Só sei que fiquei super grata, meus lábios pareciam pneu descascando, saiam lascas, fora que eu estava tomando banho com clorexidine degermante. Batemos um papo sobre as necessidades que passamos em hospital e ela saiu pro marido dela entrar, somos amigos desde o... bem deixa prá lá, nos conhecemos a bastante tempo, ele ficou por uns minutos e saiu pro meu último visitante entrar. O Thiago veio, conversamos um pouco e depois eles se foram, todos parecendo que vieram da chuva! As pessoas não fazem ideia do ânimo que dá receber visitas. A gente se distrai, o tempo passa mais rápido e por alguns momentos paramos de pensar na dor. Claro que existe o fato de todos quererem que eu venda a moto e compre um carro, mas isso é assunto pra mais tarde. Lá pelas 20h apareceu o Médico, era outro, me perguntou como eu estava, falei da dor que sentia nas costas e ele me falou da importância de saber o que havia com o pulmão que minha saturação só subia com o Bipap. Falou que ia pedir novo RX e pra eu tentar encher o peito de ar o máximo possível na hora do exame. Umas duas horas depois veio dois técnicos de RX, e foi o primeiro exame que fiz sentada. Eles me pediram pra levantar eu disse que não conseguia, daí ergueram a cama e colocaram aquela placa que eles usam atrás de mim na região do dorso. Me esforcei prá encher o peito de ar quando pediram, foi o máximo que eu conseguia, mas não era muito. Senti queimar como se fosse na base do pulmão esquerdo. Mais tarde o Médico veio me falar que havia uma costela fraturada do mesmo lado que eu sentia as dores, "Eu sabia que tinha alguma coisa errada", foi meu primeiro pensamento. Estava explicado, por isso eu não conseguia respirar fundo e ficava falando aos soquinhos. A fisioterapeuta que veio me ver disse que havia sido a 5ª costela do lado esquerdo.

O bom da coisa é que ia pro quarto no dia seguinte e tinha me livrado do Bipap, a máscara de O2 continuava, o enjoo e a dor também, isso não era tão bom. Dormi ansiando pelo dia! Segunda-feira 27/07, pela manhã vieram duas auxiliares me dar banho... Lembram quando eu falei que podiam causar mais dor além das que eu já sentia??? Eu queria a moça do domingo, por favor!!! Foi um alívio quando o banho e o curativo terminaram, mas o cheiro do shampoo não foi legal, aumentou minhas náuseas. Tomei café com vontade, nem me importei de ser café com leite, me arrependi. Lá pelas 10h  me comunicaram que eu ia pra enfermaria. Pela manhã veio duas queridas escriturarias do Incor, Deinha e Duzinha, isso é minha mania de chamar do meu jeito as pessoas que gosto. Estava mais acordada e mais bem humorada de estar saindo da UTI, sempre solícitas me perguntaram se eu queria algo, só a visita já era tudo pra mim, mas a gente sempre pede algo né?  Logo em seguida já vieram me transferir. Nisso da transferência houve uma mudança nos horários de medicação e eu tive que pedir medicação pra dor e novamente falar das reações que tive ao Tramal. O novo quarto em que estava não tinha ninguém, mas ouvi falarem que logo chegaria e pra facilitar a outra transferência me deixaram do lado da janela, ficando a cama da porta para a outra paciente que chegaria. Do lado esquerdo da minha cama ficava uma porta rente a minha cabeceira que dava para uma sacada e mais pros pés uma janela, então era bem claro e amplo o quarto. Não havia uma hora que eu havia chegado e chegou minha vizinha da cama ao lado, uma senhora com prótese de fêmur e o filho acompanhando.  Na hora do almoço veio arroz, feijão, panqueca e fruta, só que o estômago reclamava só de sentir o cheiro, fiquei com a fruta. A cama da enfermaria é ortopédica, própria pra fraturado.
Cama Ortopedica
Tem um trapézio pendurado nela onde a gente pode segurar para ajudar no momento de mudar de posição na cama ou se levantar, isso dá muito mais mobilidade pro paciente, no meu caso não ajudava muito pois não conseguia fazer força com o braço esquerdo devido a costela fraturada. O filho da senhora do meu lado, se dispôs a ajudar-me caso precisasse. O que mais me incomodava era a dor nas costas, o braço ainda estava inchado e doía um pouco mas não tinha mais ficado encharcado. O dedo não doía se eu não tentasse mexer. A tarde passou e por volta das 16:30 veio meu filho mais novo me visitar e ficou por pouco tempo pois não sabia do horário de visitas. Fiquei sabendo que meu irmão Isaias estava tomando conta da papelada do CAT, Comunicação de Acidente de Trabalho. Quanto mais tempo demorar pior fica pra dar entrada no INSS, mais tempo demora pra eu começar a receber. Mas já estava em andamento isso era ótimo! Fiquei matutando... como um ato impensado pode transformar completamente a vida da gente, não dava pra esquecer, todos com quem conversava me ajudava a manter viva a cena do acidente.

Um comentário:

Tereza Oliver disse...

To arrepiada só de ler amigaaaaaaa.....e pode me colocar na lista das pessoas que desejam a venda da motoca...rsrsrs..te adorooo...beujuuuuuu

Pano de Prato com Laço -- PAP

Quanto tempo longe das postagens no blog. Esse é meu novo cantinho com novo nome mas as mesmas postagens de antes. Dei uma repaginada no bl...